quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

quinta-feira, 6 de junho de 2019

ACALIFA


ACALIFA   

Acalypha  wilkesiana


   Originária da Ilha do Pacífico.São cultivadas muitas variedades hortícolas como: “Hoffmanii” (folhagem retorcidas verdes com margens brancas), “Marginata” (folhas vermelhas com margens rósea), “Moorea” (folhas bronzeadas muito escuras), “Macrophylla” (manchas vermelhos escuras), entre outras. Cultivada a pleno sol e floresce quase o ano todo

quarta-feira, 5 de junho de 2019

PALMEIRA FÊNIX



PALMEIRA FÊNIX

Nome científico: 
Phoenix roebellenii

   Palmeira originário do Vietnã. É cultivada em vasos, que podem ser mantidos a pleno sol ou temporariamente em interiores. Também cultivada isolada e em renques ou maciços a pleno sol. Caule espesso, único, tortuoso, bastante ornamental; Folhagem volumosa, brilhantes, firmes e recurvadas quando velhas; Apresenta espinhos na base das folhas; Crescimento lento. Se adaptou muito bem aqui no nordeste do Brasil.

terça-feira, 4 de junho de 2019

LAVANDA




LAVANDA

Nome científico:Lavandula angustifolia

 Originária do Mediterâneo. Inflorescência em espigada, há diversas variedades hortícolas: “Alba” (flores brancas), “Atropurpurea” (de flores roxo-escuras). São cultivadas em canteiros fertilizados a pleno sol, flores no verão e outono( aqui no nordeste brasileiro ela tem uma vantagem, quando bem adubada e regada constantemente, floresce o ano todo. Aprecia as temperaturas de inverno.


segunda-feira, 3 de junho de 2019

Como podar a árvore da felicidade

Moréia



MORÉIA
Noem científico: Dietes iridioides
Originária da África do Sul. Cultivada como bordadura, em grupo, grandes maciços isolados, canteiro com terra bem estercada, permeável, irrigada a intervalos a pleno sol.  Tolerante a baixas temperaturas, pode ser cultivada em todo o país, com flores quase o ano inteiro.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

ÉRICA




ÉRICA
Cuphea gracilis

  Nativa do Brasil. Cultivada como bordadura, em grupo,jardineira, forração, vaso, enriquecidos com matéria orgânica e irrigadas periódicas, a pleno sol, apropriada também para plantio entre pedras. Deve-se evitar que seja podada. Flores o ano todo. Não tolera o frio

domingo, 19 de maio de 2019

CALANCHOE




CALANCHOE
Kalanchoe blossfeldiana


Originário de Madagascar.Inflorescências terminais, ramificadas, contendo numerosas flores, muito ornamentais e bastante duráveis,  cultivada a pleno sol e também a  meia-sombra, flores durante o ano todo. Utiliza-se terra rica  e bem drenada, para evitar a umidade. Não resiste a geadas.

Cachepô para parede versão resumida

quinta-feira, 16 de maio de 2019

RUSSÉLIA


RUSSÉLIA, FLOR-DE-CORAL
Russelia equisetiformis

Nativa do México.Apesar de ser considerada arbustiva, é também utilizada como forração, chega á 1,0m de altura. Folhagem e florescimento decorativo. Emite brotação finas, com folhas pequenas, ás vezes reduzidas a escamas. Inflorescência axilares e terminais, com flores esparsas, tubulares, de cor vermelha, ocorre uma variedade de flores brancas, na primavera. Cultivada a pleno sol.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

MINI IXORA


MINI IXORA
Ixora coccinea “Compacta


Originária da Malásia, floresce na primavera. Possui inflorescências terminais, globosas, densas, com flores pequenas de tubo longo, cerosas, em tons de vermelho alaranjado,amarelo e rosa. É adequado para bordaduras e renques acompanhando grades, paredes, muro e cercas, com terra fértil e irrigada periodicamente a pleno sol

domingo, 12 de maio de 2019

MARIA-SEM-VERGONHA




MARIA-SEM-VERGONHA
Nome científico: Impatiens walleriana

    Originária da África. É encontrada em locais abertos em toda a serra do mar. Com  flores o ano todo.  As variedades modernas são de cores variadas, geralmente vermelhas, salmão, róseas, roxas ou brancas. É cultivada em solo rico em matéria orgânica e com bastante umidade, cultivada a pleno sol e meia-sombra. É tolerante ao frio. Ocorre também maria-sem-vergonha-miniatura, de tamanho menor que na forma típica.

Limpando cerca viva